drone

13 utilidades para os drones no Brasil

drone

Para quem não sabe, drone é o nome desse “aviaozinho” não tripulado, controlado remotamente.

Os drones tem ganhado o centro das atenções nos últimos dias, principalmente porque a Amazon manifestou o desejo de utiliza-los em entregas em um futuro próximo.

Mas, até onde os drones podem ir? Será que dentro de alguns anos veremos os céus das nossas cidades tomadas por eles?

O BlogDeCódigo se aventurou em imaginar 13 tarefas praticas para os drones.

1) Entregas

 

A Amazon lançou essa ideia nos últimos dias: usar drones para a entrega de produtos. Tente imaginar não só a Amazon, mas outras lojas de outros segmentos fazendo o mesmo, como no vídeo abaixo, onde a rede de pizzarias Domino propõe a entrega de pizzas com drones:

Poderíamos imaginar drones entregando todo e qualquer tipo de pacote pequeno, como remédios, algumas encomendas e correspondências.

Teríamos como vantagem aqui em São Paulo por exemplo, a diminuição do número de motos nas ruas, desafogando o trânsito caótico desta cidade.

Mas algumas questões teriam que ser resolvidas para que isso se tornasse realidade. Os drones teriam que ter uma autonomia muito maior, para percorrer distâncias de pelo menos 100 km entre os centros de distribuição e os locais de entrega, se pensarmos em entregas de e-commerces, por exemplo. Os drones também precisariam de ter algum tipo de sensor para poder encontrar um local seguro para aterrissagem.

2) Fiscalizar áreas de desmatamento, áreas de risco…

desmatamento

Aqui uma provável utilidade para os drones nos próximos anos. Equipados com câmeras, eles poderiam auxiliar a fiscalização de áreas de desmatamento ilegal e ocupações de áreas de risco. Na verdade já há um projeto semelhante acontecendo em Varzea Paulista/SP

 

3)Vigilância e segurança em grandes aglomerações

protestos-brasil

Seja nos shows do Rock’n’Rio, no carnaval de Salvador, nos protestos Brasil afora ou em qualquer estádio em dia de jogo. Um drone equipado com uma câmera poderia captar imagens de possíveis vândalos. Essas imagens poderiam ser cruzadas instantaneamente com um banco de dados, possibilitando a identificação imediata dos criminosos.

Em vias movimentadas, como a rua 25 de Março, em São Paulo, os drones poderiam auxiliar o sistema de vigilância por câmeras na identificação de assaltantes.

 

4)Transmissão de imagens ao vivo

Motolink

Me dá ~ibagens~ do Motolink” (José Luiz Datena)

Um drone chegaria até o local de ocorrência bem mais rápido do que uma moto, o que facilitaria esse serviço de “motolinks” utilizados pelas emissoras de tv.

Na transmissão de um jogo em um estádio, um drone poderia fazer imagens por ângulos dificilmente alcançados por câmeras convencionais.

Porém, aqui enfrentamos aquele mesmo problema: autonomia. O dispositivo teria que ter a capacidade de voar por um longo tempo sem reabastacimento para poder cumprir seu papel.

 

5) Cinema, tv, publicidade…

gravação avengers

Gravações para o cinema, tv e publicidade ganhariam um incremento com o uso de drones, que aqui também possibilitaria a filmagem em ângulos dificilmente alcançados pelas câmeras.

Na verdade, isso é tão simples, e tão possível, que nem sei se esse uso já não acontece. Se alguém souber, diga-nos nos comentários.

 

6) Paparazzi

neymar fumando

Calma gente, não é o Neymar. É um dublê utilizado em um comercial…

Para o terror das celebridades, os drones poderiam ser utilizados para tirar fotos e fazer filmes dos famosos, ultrapassando os limites naturais de um homem e sua câmera. Você não estaria salvo nem mesmo no último andar do Copacabana Palace, e nem mesmo cercado por dezenas de seguranças…

 

7) Fiscalização do trânsito

transito

Outra “ideia do mal” para o uso dos drones. Em pontos estratégicos, como grandes avenidas, os drones poderiam fiscalizar tudo: pegar motoristas sem cinto e falando no celular, cruzar placas com banco de dados e verificar se há pendências com multas e IPVA… A quantidade de multas que as prefeituras arrecadariam fariam valer o investimento. Fácil.

A Industria de Multas curtiu isso. (y)

 

8) Cracolândias

cracolandia

De volta às “ideias do bem”. Drones em áreas conhecidas como “cracolândias” poderiam facilmente identificar desde traficantes que abastecem essas áreas até cruzar imagens de viciados com bancos de dados de desaparecidos, ajudando as famílias a encontra-los.

 

9) Monitoramento de comunidades controladas pelo tráfico

favela-morumbi-sao-paulo_thumb

Sabemos que o poderio do narcotráfico em algumas comunidades é tão forte que nem mesmo a polícia consegue entrar nessas áreas. Drones poderiam entrar nessas lugares e ainda captar imagens de criminosos, identificando foragidos e filmando toda a atividade do tráfico, o que inclusive facilitaria o trabalho de inteligência das polícias. (Só não pode tomar tiro na favela, hein drone…)

 

10) “Drones do som”

carro

“Olha a pamonha!”

Em cidades do interior, é muito comum o uso do carro de som, que muitas das vezes é o principal veículo publicitário da cidade. Esses carros anunciam de tudo: desde as ofertas imperdíveis do supermercado até aos artistas que estarão na quermesse. Em um futuro próximo (ou distante, não sabemos) o uso de drones pode se mostrar muito mais barato do que carros: pois não utiliza gasolina, não precisa de um motorista e ainda pode ser conectado a um banco de dados podendo veicular uma infinidade de anúncios. Anunciantes poderiam comprar espaços publicitários para anunciar nesses drones.

Para isso também seria necessário pensar em um aparelho de som pequeno e muito potente, considerando que esse drone estaria voando há 5 ou 10 metros do chão.

 

11)Monitoramento de áreas de proliferação do mosquito da dengue

fiscal dengue

Se aquele vizinho chato não quer abrir o portão para os fiscais da prefeitura, não tem problema. Um drone sobrevoaria a casa em questão e checaria se tudo está em ordem. Simples assim.

12)Pedidos de casamento

aliança de casamento

Isso mesmo, liberte o “geek romântico” que há em você. Imagine só você pedindo sua amada em casamento e um simpatico dronezinho trazendo as alianças diretamente dos céus?

E no casamento, nada de criancinhas! O simpático dronezinho estará de volta, para levar as alianças até o altar…❤

 

Problemas a resolver

Para que tudo isso funcionasse muito bem, alguns problemas teriam que ser resolvidos:

  • Autonomia: Drones convencionais tem autonomia de poucos minutos. Isso teria que ser melhorado de forma que eles pudessem viajar por horas sem a necessidade de reabastecimento.
  • Aterrissagem: Locais para pousos e sistemas de identificação de barreiras precisariam ser providenciados. Imagine só um desses acertando uma criança que está brincando na calçada?
  • Questões éticas: Até onde teríamos o direito de colocar drones para invadir casas e tirar fotos de pessoas sem qualquer autorização?
  • Segurança da informação: Como qualquer outro objeto computadorizado, um drone pode sofrer ataque de hackers, e uma encomenda pode ser desviada, por exemplo. Investimentos em segurança da informação teriam que ser feitos.
  • Controle de voo: Imagine só uma cidade com São Paulo, milhares de drones viajando para todos os lados para fiscalizar ruas, transito, fazer entregas… Seria necessário um sistema de controle de voo semelhante ao de aviões comerciais para evitar acidentes.

Sabemos que muito do que foi citado acima talvez nunca aconteça, por causa desssas questões citadas acima, ou então por causa da inviabilidade financeira mesmo. Mas esse é um excelente exercício de raciocínio para pensar nas soluções e problemas que as novas tecnologias podem nos trazer no futuro, não?

 

Ah, faltou a 13ª

A 13ª utilidade para um drone fica a seu cargo. Use sua imaginação e os comentários para sugerir uma utilidade legal (ainda que não seja muito real) para os drones. Vamos!

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s