Internet: a era #GangnanStyle da comunicação!

Nem o intervalo do Fantástico, nem o intervalo do Superbowl.

A internet, o Twitter, o Face e o YouTube se tornaram hoje o grande propagador de novidades, lançamentos musicais. Bons ou ruins (fica a seu julgamento).

Há um pouco mais de um ano atrás, o Brasil (e até o mundo) se maravilhava com a Oração dA Banda Mais Bonita da Cidade. Outros artistas, como Justin Bieber e Rebbeca Black também conheceram a fama graças ao seu talento YouTube. O site também é responsável por propagar o sucesso de artistas brasileiros, como Michel Teló e Gusttavo Lima pelo mundo.

Agora é a vez do K-Pop, o Pop Coreano (??) pedir passagem. O videoclipe Gangnam Style ( 강남스타일, no original, de acordo com o vídeo oficial no YouTube) , que foi postado no dia 15 de julho de 2012, já foi visto 131.731.546 vezes até o momento em que esse post estava sendo escrito.

Se a musica é boa ou não, isto está fora do escopo do BlogDeCodigo, há bons sites e blogs para discutir esse assunto. O que me deixa feliz, como entusiasta do mundo digital é ver como a internet democratizou a comunicação: antigamente para lançar uma musica, ou um produto qualquer, vc precisaria de investir milhões de dólares pagando para veículos de mídia ao redor do mundo por míseros 30 segundos de aparição. Agora, sem pagar um único centavo, vc tem um perfil em uma rede qualquer e faz a sua ideia valer, e chegar aos quatro cantos do mundo.

Fonte: Estadão

Foi o caso da garota catarinense Isadora Faber, de 13 anos, que criou o perfil Diário de Classe no Facebook, onde denunciava irregularidades em sua escola. Caso que ganhou notoriedade nacional, fez com que a escola “se movesse” em cumprir suas obrigações e  inspirou outros internautas ao redor do país.

Então é isso. Se vc ainda não percebeu, a Internet é o microfone, o megafone, o trombone em suas mãos. E vc pode mudar o mundo através de suas ideias.

Ou fazer com que o mundo cante sua musica…

Gangnam Style poderia ser traduzido em protuguês como “Estilo Gangnam”. Gangnam é um dos bairros mais ricos de Seul, capital da Coréia do Sul, sede das principais empresas do país, como Hyundai, LG e Samsung.  O clipe é uma crítica ao estilo rico de vida de Gangnan.

Gangnam Style poderia ganhar uma nova tradução, algo como “Nova era da comunicação”, onde qualquer um de nós podemos publicar e promover nossas ideias e qualquer um de nós podemos ser lidos e ouvidos por todo o mundo, da maneira mais democrática jamais vista.

Que bom que estamos vivendo “Oppa Gangnan Style”! 🙂

Pra terminar, o clipe e um infográfico muito bom e explicativo que achei lá no Treta (bom blog, vale o clique!).

REPERCUSSÃO NA INTERNET

Busca do termo “Gangnan Style” no Google Trends

Twitter: Trendtopics Brasil em 10/09/12, às 20 horas

Mais de 83 milhões de resultados no Google.

Reblogs++:

Isadora Faber e o Diário de Classe.

>>Essas e outras no nosso Facebook , no nosso Twitter, no meu Google+ ou no meu LinkedIn.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s