organizar-se

Diário de um estudante EAD #2: Organizar-se, organizar-se e organizar-se!

Oi pessoal, como vão vcs?

Como prometido no primeiro post desta série, vamos dar continuidade ao Diário: uma forma que encontrei de passar e receber experiências sobre como é estudar a distância. É importante que vc que está lendo, comente também. Divida conosco as suas experiências, também quero aprender!

Bem, vamos lá!

Como disse no último post, estudar a distância tem suas vantagens e desvantagens: com as vantagens, creio que ninguém tem problemas, não é mesmo? Nossos problemas são com as desvantagens, e pelo menos para mim, o que eu mais senti foi a dificuldade de ter que assumir toda a responsabilidade de planejar meus estudos: locais, horários… e é justamente aí que pode estar o início do fim da sua caminhada como estudante a distância. Por isso, se vc pretende embarcar nessa, saiba que existem três coias que vc vai ter que fazer: organizar-se, organizar-se e organizar-se!

organizar-se

Esta é a ordem!

Vc estará em um ambiente que não está preparado para os estudos, com pessoas que não estará ali estudando. Então, o que cabe a vc é transformar algum pedaço da sua casa na sala da faculdade.

Pode ser seu quarto, o escritório, até a garagem. É importante que seja confortável e bem iluminado: agora vc vai passar quatro horas do seu dia lá. É bom que tenha uma porta também, para que quando vc fecha-la, todos entendam que vc não está mais em casa, mas sim na escola.

É importante que seja um espaço onde vc possa ter tudo a mão: cadernos, livros, pen-drive… enfim, todo o seu material de estudo. Procure deixar tudo a mão antes de começar a estudar, porque se vc tiver que levantar a cada 20 minutos e passar mais 40 minutos procurando aquele livro, já viu o que vai acontecer, né?

Isso nos leva a outra coisa: organizar horários. Eu sou um agraciado por Deus, pois posso reservar todos os dias aquele mesmo horário para estudar. Mas talvez vc não tenha esse privilégio, talvez até por isso vc escolheu um curso a distância, não é mesmo?

Mas oq é importante aqui é vc ir para o seu local de estudos sabendo eatamente o que vai fazer: que disciplinas vc vai estudar naquele dia, quais materiais vc precisará, se vc vai ler algum texto, fazer alguma resenha, participar do fórum.

Faça um cronograma. Assim como aquele que vc tinha na escola, ou na faculdade presencial. Divida as quatro horas diárias em dois períodos e estude uma matéria em cada período. Não tente ficar as quatro horas em uma unica matéria, pois isso é cansativo e vc não vai conseguir render muito (veja no fim do post o meu cronograma, e tente fazer o seu também).

No seu cronograma, vc pode fazer algo que vc jamais poderia fazer em um curso presencial (olha as vantagens aparecendo aí): reservar mais horas para as matérias que vc tem mais dificuldade, ou em uma semana específica, reservar mais horas para uma matéria onde vc tem que entregar mais trabalhos. Na EaD, vc é o “senhor do tempo”, vc organiza o tempo de acordo com as suas reais necessidades.

Quando vc consegue organizar seu tempo, vc percebe que há tempo pra mais coisas. Eu, por exemplo, consegui encaixar na minha semana um curso de inglês, não é ótimo!

Vou fechando o post de hoje com o meu cronograma. Dê uma olhada e inspire-se para fazer o seu tambem. E lembre-se: organiza-se!

Ate a próxima!

SEGUNDA:

19:30/ 21:15 – Programação Orientada a Objetos

21: 30/23:15 – Fundamentos de Sistemas da Informação

TERÇA:

19:00/21:45 – Curso de Inglês

22:00/23:15 – Fundamentos de Sistemas da Informação

QUARTA:

19:30/ 21:15 – Arquitetura de Computadores

21: 30/23:15 – Programação Orientada a Objetos

QUINTA:

19:00/21:45 – Curso de Inglês

22:00/23:15 – Fundamentos de Sistemas da Informação

SEXTA:

19:30/21:15 – Programação Orientada a Objetos

22:00/23:15 – Arquitetura de Computadores

SÁBADO:

19:30/21:15 – Programação Orientada a Objetos

22:00/23:15 – Arquitetura de Computadores

 ++Visite e curta a nossa página no Facebook: facebook.com/blogdecodigo

Anúncios

Uma ideia sobre “Diário de um estudante EAD #2: Organizar-se, organizar-se e organizar-se!

  1. bruno velasco

    eu estava precisando justamente deste seu exemplo e vou segui-lo, agora só tenho que me focar para consegui seguir este cronograma. obrigado e esta de parabéns.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s