E vc: admite a mudança no Facebook? – Sobre a barrinha Ticker, sua publicidade e sua falta de privacidade

ticker a barrinha da discordia

No destaque em vermelho a Ticker: a barrinha da discórdia do Face

“Não admito a mudança no Facebook!” – gritou Jóse Nielson revoltado, diante de uma webcam. O vídeo de pouco mais de dois minutos (que vc pode ver no final do post) já teve 265 mil visualizações nos primeiros dois dias de exibição. Enquanto nós falávamos sobre o Movimento Gota D’Agua e Belo Monte, tinha gente por ai querendo criar motim por causa de uma simples mudança em uma rede social.

Assim como no YouTube, muitos leitores se usariam desse argumentos para protestar. Mas a verdade mesmo é que ninguém gostou da tal da Ticker – a barrinha da discórdia do Facebook.

A barra começou a ser incluída nos perfis dos usuários desde o dia 22/11, e vem causando muita polêmica.

A proposta real do novo recurso é exibir em tempo real os comentários e atualizacões de amigos, deixando para o Feed de Noticias o papel de destacar as principais publicações. De acordo com o blog de informática do Estadão – o Link – o Facebook teria confirmado ao site Mashable que pretende colocar publicidade na Ticker.

Agora entendi a função da tal da Ticker!

Mas pelo o que eu percebi ao conversar com alguns usuários, o que está incomodando mesmo os Faces é a falta de privacidade que a Ticker proporciona: agora vc poderá ver em tempo real curtidas, compartilhamentos, inicio de amizades e publicações… e cada comentário de cada amigo seu.

Este é o problema.

Os usuários do Facebook aderiram o péssimo hábito de transformar os comentários em bate-papo. Antes da Ticker, era praticamente impossível uma pessoa acompanhar toda uma conversa que estivesse acontecendo nos comentários de algum de seus amigos. Agora tudo o que vc comenta além de ser público – como já era antes – agora se torna explicito! Em uma posição de destaque na página, para todos verem!

Tenho a certeza que muitos desavisados estão lendo este post agora e se lembrando das conversas que tiveram nos últimos dias… Huuh! Que dor de cabeça, hein amigo(a)?

Particularmente, não sou contra e nem a favor a Ticker. Eu sou a favor das configurações de privacidade: o direito de cada um decidir o que quer expor e pra quem quer expor qualquer coisa em uma rede social. Por muito tempo esse foi o principal pecado do Orkut, e pelo jeito seguirá sendo o principal pecado do Facebook, que volta e meia resolve jogar nossas vidas no alto-falante.

Bem, sendo assim vale então a velha máxima: “Se vc não quer expor sua vida, porque vc está em uma rede social?”

Abaixo, o vídeo do rapaz José Nielson, o mais novo meme da internet, xingando muito no Twitter YouTube.

++Visite e curta a nossa página no Facebook: facebook.com/blogdecodigo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s