Apple já é segunda marca mais valiosa do mundo, diz estudo

Google, IBM e Microsoft completam o quarteto fantástico da industria de TI. Por outro lado, os bancos, inclusive Itaú e Bradesco, apresentaram forte desvalorização.

“A Apple aumentou seu valor em 33%, tornando-se mais valiosa que a Microsoft pela primeira vez”, informa um comunicado da Brand Finance, empresa de consultoria que avaliou as 100 marcas mais valiosas do mundo.

O estudo desta consultoria avaliou o valor das empresas até o final de agosto. Abaixo segue a lista das 20 marcas mais valiosas do mundo. Vamos ver?

As 20 marcas mais valiosas do mundo, em agosto de 2011
Empresas de TI dominam: Apple saltou de 8° para 2° lugar. Google, Microsoft e IBM completam o quarteto.

Salto da Apple: Nos últimos meses de Steve Jobs à frente da empresa, a Apple saltou do 8° para o segundo lugar. Conseguirá a Apple manter a liderança sem Jobs?

TI dominam, bancos em queda: Apple, Google, Microsoft e IBM são as 4 marcas mais valiosas do mundo. Em compensação, a crise financeira só faz os bancos perderem valor. Quedas bruscas de Santander, Wells Fargo, Bank of America. Só o HSBC se salvou. Por enquanto.

Reação de Coca-Cola e Toyota: Mesmo sem fazer parte do “grupo do TI”, Coca-Cola e Toyota tiveram boa evolução no período: a primeira saltou do 16° para o 11° lugar; e a segunda, do 14° para o 8°.

ALÉM DO TOP 20

Desenvolvidos vs Emergentes: Das 100 maiores marcas do mundo, 86 pertencem à países desenvolvidos, enquanto 14 marcas pertencem a mercados emergentes.

Brasileiros: Quatro marcas brasileiras estão entre as mais valiosas do mundo: Bradesco (36°), Itaú (51°), Banco do Brasil(92°) e Petrobrás(99°).

Empresas de Tecnologia vs Bancos: As empresas ditas “de tecnologia” (Eletrônicas, de Internet/Software e de Telecomunicações) predominam sobre bancos: 26 a 22.

Bancos estão entre marcas que mais perderam valor: Das 10 marcas que mais perderam valor de acordo com o documento, 5 eram bancos. Bancos brasileiros estão entre as marcas que mais perderam valor. Itaú figura neste ranking em 6° lugar, enquanto Bradesco figura em 10°.

Conclusões

Ao meu ver, o encanto do público pela inovação e a demanda cada vez maior dos mercados emergentes pela evolução tecnológica são os dois fatores que estão bancando os bons resultados da industria da tecnologia.

Por outro lado, os bancos, pivôs desta crise que estourou em 2008 continuam sendo os principais prejudicados por esta crise. Nem mesmo os bancos brasileiros – estando numa economia estável –  conseguiram se livrar dos maus resultados gerados por esta crise.

As empresas norte-americanas continuam dominando o top 20 global, mas é impossivel permanecer indiferente com o fato de a japonesa Toyota ser a unica montadora no top 20. Onde estão as montadoras americanas, antes simbolos da prosperidade dos EUA?

Por outro lado, os emergentes só tem 14% de participação no top 100. No top 20 então, a sul coreana Sansung representa solitariamente o nosso grupo. Sim, somos emergentes, mas para de fato chegarmos ao nivel de desenvolvimento que queremos, teremos que trabalhar muito.

Nesta pesquisa, há assunto para pelo menos mais uns 4 ou 5 posts. Minha cabeça e minhas mãos formigam agora. Entre o trabalho e a faculdade, vou tentar arranjar tempo para discutir mais sobre esse assunto com vcs, leitores. aliás, sugestões serão sempre bem-vindas.

Segue os links:

Lista completa com as 100 marcas mais valiosas do mundo (em PDF): http://www.brandfinance.com/images/upload/top_100_global_brands_2011_results.pdf

“Economic crisis causes $6.3 trillion of intangible assets value
to be lost since January 2011, according to Brand Finance plc”. (Documento oficial do Brand Finance sobre o estudo – em PDF):

http://www.brandfinance.com/images/upload/brandfinance_global_100_pr.pdf

Ate++

Anúncios

2 ideias sobre “Apple já é segunda marca mais valiosa do mundo, diz estudo

  1. Pingback: Quando o Brasil terá suas próprias Samsungs? #100MarcasMaisValiosasDoMundo | BlogDeCodigo

  2. Pingback: Quando o Brasil terá suas próprias Samsungs?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s