Afinal, o que (realmente) é Sistema de Informação?

DADO, INFORMAÇÃO, SISTEMA, SISTEMA DE INFORMAÇÃO – CADA COISA EM SEU DEVIDO LUGAR

“- Ah! Vc entrou na faculdade! Que legal! Tá fazendo o que?”

“- Sistemas de Informação…”

“-Sistema?!?… Ah! Que mexe em computador, né?…”

E lá vamos nós passarmos o tutorial de “o que é sistemas de informação”. Para nossa tia, tio, mãe, colega, namorada, avô, vizinho, cachorro… Qual o aluno de sistemas de informação que nunca passou por isso… Já que teremos que passar a nossa vida toda explicando para todos o que é sistemas de informação, vamos discutir: afinal, o que (realmente) é um sistema de informação?

Definitivamente, sistema de informação não é apenas mexer com computadores… Profissionais de sistemas de informação tampouco consertam computadores (é tia, não vai ter jeito, você vai ter que chamar um técnico… rsrs…).

Como sugere o nome, trata-se de um sistema… E trata-se de informação. De uma maneira bem simplória, podemos dizer que sistemas de informação é algum tipo de sistema que manipula algum tipo de informação… Resposta simplória, e superficial, não é? Para mim, totalmente incompleta… Informa muito pouco!

Considero que não podemos falar de informação sem falar de dados. Afinal, a informação é feita disso: dados.

DADO, a meu ver, é a menor partícula da informação. O nome do funcionário, o numero de identificação desse funcionário, a quantidade de iPADs vendidos… Tudo isso são dados, uma partícula que sozinha não traz nenhuma informação. Imaginemos que o CEO da Apple tem o seguinte dado:

“Foram vendidos 250 mil iPADs.”

Que informação esse dado traz? Nenhuma, a meu ver. Para mim, trata-se apenas de um dado: Em algum lugar (que eu não sei qual), em alguma época (que eu não faço a mínima ideia de qual seja) foram vendidos 250 mil iPADs. Isso é apenas um dado, que não nos passa informação alguma. Isso não ajudará o CEO da Apple em coisa alguma.

Agora, imaginemos que ele tenha em mãos essa informação:

QUANTIDADE DE IPADS VENDIDOS NO BRASIL:

2010: 23 mil

2011: 79 mil (de janeiro a maio)

2011: 189 mil (estimativa para o ano todo)

2012: 250 mil (estimativa)

Agora sim, o CEO da Apple tem informações sobre a venda de um produto (o iPAD, no caso). INFORMAÇÃO é uma serie de dados relacionados, que de fato informam sobre algo. Com a informação sobre o numero de iPADs vendidos e as expectativas de venda do produto até 2012, ele pode tomar decisões que vão desde a área de logística ate a área de marketing.

Agora que definimos o conceito de informação, vamos para o sistema.

Quando falamos de sistema, tenho certeza que não vem a sua cabeça apenas algo sobre sistema de informação. Existem vários outros sistemas famosos por aí: o seu carro tem sistema elétrico, mecânico, hidráulico… E o seu corpo tem sistema digestivo, respiratório, nervoso, entre outros.

Observando todos esses sistemas, eu entendo que SISTEMA é uma serie de componentes organizados que segue uma serie de rotinas pré-definidas visando o alcance de um objetivo final, que pode ser a tanto digestão dos alimentos como a movimentação de um carro. Esses sistemas recebem dados de entrada, realiza o processamento, ou seja, a transformação desses dados e gera então os dados de saída, ou seja, os resultados esperados.

O sistema nervoso, por exemplo, recebe dados de entrada, que são as informações passadas pelos nossos sentidos (sensação de frio), processa esse dado e como resultado de saída o cérebro gera a ordem de se agasalhar.

Um SISTEMA DE INFORMAÇÃO faz exatamente isso: recebe dados de entrada, realiza seu processamento e geram dados de saída, informações que podem ajudar a avaliar o desempenho de estratégias já adotadas ou revelar uma nova necessidade ou deficiência da empresa.

Retomando o exemplo fictício da Apple, podemos imaginar ainda que em cada continente há um centro de logística e distribuição da empresa, onde cada IPAD que sai do estoque é devidamente contabilizado juntamente com a informação sobre eventuais danos no armazenamento, gerado por mau manuseio do produto por parte dos funcionários. Temos então como dados de entrada o numero de serie de cada IPAD e a informação se ele está ou não danificado. O papel do sistema de informação é processar esses dados e gerar a informação, que é a quantidade de iPADs vendidos em cada continente e o percentual de possíveis avarias nos produtos.

Então, temos como saída os dados a seguir:

iPAD – Vendas e logística
REGIÃO VENDIDOS-2010 (em milhares)  AVARIAS-2010 (em %) VENDIDOS-2011 (em milhares)  AVARIAS – 2011(em %) VARIAÇÃO DE VENDAS (%)
América Latina 78 1,4 286 1,3 266
Ásia 354 1,9 674 1,2 90
África 20 3,1 45 1,9 125
EUA & Canadá 542 0,5 778 0,3 44
Europa 499 0,4 856 0,1 72
TOTAL 1.493 0,1 2.639 0,06 77

De acordo com os dados de saída que o sistema informou, agora o CEO da Apple tem informações precisas sobre a evolução das vendas no mundo inteiro. Ele pode perceber, por exemplo, que as vendas quase que triplicaram na América Latina, enquanto o bloco EUA & Canadá apresentou a menor taxa de crescimento, e a Europa se tornará em 2011 o principal polo de vendas do IPAD.

Ele também tem acesso aos dados sobre eventuais avarias que os produtos podem apresentar devido ao mau manuseio por parte dos funcionários. Ele pode perceber, por exemplo, que essa taxa no centro de distribuição da África caiu muito, mostrando um melhor preparo dos funcionários com relação ao ano passado, mas ainda o índice está muito longe do europeu.

Com esses dados em mãos ele pode tanto rever as estratégias de marketing para a América do Norte como aplicar no centro de distribuição na África as politicas de treinamento de funcionários que deram certo na Europa.

Então é isso: Sistemas de informação promovem o processamento de dados de entrada, gerando dados/informações de saída, que nos traz mais do que números, mas informações de real relevância para empresas, governos e organizações em geral. E o profissional de sistemas de informação é o responsável pelo planejamento – considerando as necessidades e particularidades de cada organização – e implantação desses sistemas.

E VC???

E pra você? O que é dado, informação, sistema de informação? Que pensamentos você teria a acrescentar a esse texto? Comente, entre nesta discussão!!!

Gostou? Da CTRL+D.

Acha que esse post vai servir de ajuda para outros? Clique em SHARE e distribua no Facebook!

Gostou do texto? Não gostou? Indicações de novos posts? Quer reclamar? Então comente…

Até+

++Visite e curta a nossa página no Facebook: facebook.com/blogdecodigo


About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s